In Company

As peculiaridades que sempre marcaram o mercado da comunicação, somadas às constantes transformações promovidas pela tecnologia e pelas plataformas digitais, pedem, atualmente como em nenhum outro momento, uma específica capacitação por parte das empresas informativas e de seus colaboradores. Em sintonia com tais necessidades, o Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) oferece Programas In Companies, formatados segundo as demandas e as circunstâncias de cada empresa.

As disciplinas que compõem cada programa procedem de cinco eixos temáticos (Capacidades Gerenciais, Formação Humanística, Audiências, Produtos e Plataformas, Conteúdo), por meio dos quais contemplamos as questões que julgamos mais importantes para um meio de comunicação atuante neste complexo mercado.

A montagem do conteúdo programático ocorre após uma série de reuniões de alinhamento – presenciais ou à distância – entre as equipes coordenadoras do IICS e da empresa contratante. Nesses encontros, o IICS procura traçar e compreender o perfil dos participantes e, a partir destes dados, propor os conteúdos que melhor atendem às necessidades do veículo de comunicação.

Capacidades gerenciais

As empresas de comunicação têm desafios e incertezas a enfrentar que exigem profissionais capacitados para exercer tanto as tarefas de cunho empresarial, como a gestão de pessoas, finanças e planejamento, quanto aquelas vinculadas ao exercício do Jornalismo. Este Eixo tem como objetivo instrumentalizar os profissionais que já ocupam ou que se preparam para ocupar postos de liderança para a boa gestão e estimulá-los a refletir sobre os processos gerenciais e editoriais.

Público sugerido: Editores, editores-executivos, diretores de redação e repórteres que possam assumir cargos de direção

Temas:

Gestão de pessoas

Gestão dos processos de convergência

Gestão financeira e orçamentária

Modelos de negócios

Gestão de marca

Gestão editorial estratégica

Gestão de carreira

Perfis de liderança

Gestão de crises

Empreendedorismo

Inovação

Formação Humanística

A formação do jornalista em temas humanísticos como a Filosofia, a Sociologia e a Antropologia é primordial para que possa exercer corretamente a intermediação entre os envolvidos no fato relatado e os seus leitores. Este Eixo trata dos aspectos socio-antropológicos presentes no trabalho das redações e dos preceitos éticos do Jornalismo e procura auxiliar os participantes do programa no que diz respeito aos tipos de abordagem e à humanização do noticiário. Os conteúdos também permitirão que os jornalistas ampliem seu senso crítico e sua capacidade de reflexão sobre o mundo atual.

Público sugerido: Editores-executivos, diretores de Redação, editores e repórteres

Temas:

Reflexões sobre o Jornalismo

Ética

Filosofia Política

Compreensão da Modernidade

Literatura e Humanismo

Jornalismo Literário

Direito e Legislação

Audiências

A abundância de informações, o papel ativo do público na produção e disseminação da informação e a fragmentação dos conteúdos aumenta a complexidade da nossa relação com as audiências. Além disso, a conquista da atenção do público é um desafio cada vez maior. Por outro lado, o conhecimento dos perfis de público e do comportamento das audiências também é muito maior. Este Eixo pretende abordar as principais ferramentas de análise de audiência, capacitar os jornalistas a trabalhar com os vários perfis de público e definir estratégias para interação e para ações em redes sociais.

Público sugerido: Editores, editores-executivos, diretores de redação, repórteres

Temas:

Compreensão das audiências

Mensuração de audiência

Interação com a audiência e Mídias Sociais

Acessibilidade à informação

Perfis de audiência

Mídias segmentadas

Produtos e plataformas

A comunicação em meios digitais oferece infinitas possibilidades para definição de modelos de produto e plataformas. Para que o jornalista possa definir ou influenciar nessas escolhas, dele se exige conhecimento de temas como desenvolvimento de produto digital, plataformas, ferramentas e tecnologias mais adequadas aos conteúdos que serão veiculados e os públicos a quem se destinam.

Público sugerido: Editores, editores-executivos, diretores de redação

Carga horária: 8 a 16 horas

Temas:

Experiência do usuário

Desenvolvimento de produto

Novas plataformas de publicação

Formatos publicitários

Matriz estratégica de atuação

Conteúdo

Este eixo instrumentaliza os repórteres para a apuração e produção de conteúdo multimídia e os editores a fazer as escolhas das linguagens mais adequadas ao conteúdo e ao público, com ênfase no contexto e na taxonomia. A interação com o público e o uso de conteúdo gerado pelos leitores também serão tratados neste eixo.

Público sugerido: Repórteres e editores

Temas:

Linguagem jornalística nos meios digitais

Técnicas avançadas de pesquisa

Conteúdos gerados pela audiência

Planejamento integrado de conteúdo

Mídias sociais

Novas narrativas: texto, imagem, dados, infografia, vídeo e interatividade

Apuração na web e em mídias sociais